domingo, 22 de setembro de 2013

“POEMAS PROBLEMAS” ...” PROBLEMAS POEMAS”.


A história POEMAS PROBLEMAS da autora Renata Bueno, foi apresentada para a turma 41 (manhã) através da sua contação, trazendo um pouco sobre a leveza dos poemas, e ao mesmo tempo, nos desafiando a interpretar os problemas matemáticos que estão por trás de cada poema. A história pretende trabalhar não só com a Poesia, que é um gênero literário caracterizado pela composição em versos, e que manifesta a beleza estética em forma de palavras. Mas também com questões que envolvem o raciocínio lógico matemático, através da proposta de resolução de problemas criativa e diferenciada.
 
 

Com isso, após a contação, o desafio lançado a turma 41 (manhã), foi tentar resolver os problemas que estavam escondidos entre os poemas. E não é que essa galera resolve problemas como ninguém?  Teve até quem resolveu os cálculos de cabeça, sem precisar transportá-los para o papel!

 

No aquário que comprei
há 2 peixes vermelhinhos,
um laranja que é o rei,
e mais 9 amarelinhos,
ao todo nadando juntos,
quantos são os peixinhos?

 
 

Mas a brincadeira não parou por ai, para desafiar ainda mais essa turminha que adora brincar com a matemática, foi proposto para criar, em duplas, um poema problema.

 

Ao final das criações, os alunos desafiaram uns aos outros, escrevendo no quadro os problemas matemáticos que criaram. E não é que eles capricharam?

Olhem a seguir o resultado....

1º) A MERENDEIRA

Cris comprou 235 pães para o lanche, e 245 caixas de suco. Os alunos comeram 215 pães e tomaram 235 caixas de suco. Quantos pães e sucos sobraram?

Autores – Vitória Barbosa e Éric.

2º) COBRADA

A cobra vai a feira todo dia. Ela leva duas sacolas com 10 laranjas, e vende 10. Com quantas laranjas ela fica?

Autores – Lucas e Bianca.

3º) A VAN DO TERECO-TECO

Numa tarde, na van do Tereco Teco, vão 20 pessoas. Ele tem que entregar em quatro casas, duas pessoas em cada. Quantas pessoas ficarão na van?

Autores- Fabrício e Gabriel.


4º) OS CACHORROS

Numa rua tem 25 pitbuls que latem à noite, 5 poodle e mais 9 cachorros.

Quantos cachorros latem na rua à noite?

Autores- Isadora e Alan.

5º) SAMANTA E SEUS GATINHOS

Samanta ganhou 12 gatos no seu aniversário de 5 anos. Ganhou mais 77 gatos no seu aniversário de 8 anos. E ganhou mais 16 no seu aniversário de 13 anos. Quantos gatos Samanta tem?
Autores-Jerusa e Carla

6º) JOSÉ E SEUS CACHORROS

José ganhou 3 cachorros no seu aniversário de 3 anos. No aniversário de 7 anos ele ganhou mais 4 cachorros. Quantos cachorros ele tem?
Autora Rayssa.

Depois de você ter visto tantas ideias legais criadas pelos alunos da 41, lhe lançamos um desafio... Seja criativo e faça você também um Poema Problema, para brincar e desafiar seus amigos e familiares.  ;)
/ Jaque Vallier
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário